Nas grandes cidades, cada vez mais os espaços residenciais e comerciais estão com suas medidas menores e mais caras, e todo mundo está buscando alternativas para otimizar os ambientes para melhorar a cara do local, sua luminosidade, ventilação ou até mesmo corrigir defeitos, bastante comuns nas construções. Com a integração de ambientes é possível obter um local mais gostoso, que aliado a uma decoração correta, só valoriza o lugar e permite que as pessoas possam ficar mais tempo juntas.
Cozinhas integradas à sala de estar, separadas por bancada de mármore ou granito, com uso de eletrodomésticos claros ou de inox promovem um ambiente tranquilo e moderno. O uso do fogão em ilha valoriza quem está no preparo das refeições. Instalação de coifas evitam que o restante do da casa fique com odores.
A pintura pode proporcionar ou não amplitude ao local. Numa sala de jantar integrada à sala, por exemplo, pode-se revestir o chão com piso laminado de madeira e deixar as paredes mais claras. Um quadro em tom quente proporciona aconchego e quebra o clima sério. Usar banquetas ou bufes nas salas são opções decorativas e ao mesmo tempo, substituem mesas de centro. Portas espelhadas promovem espaço no closed. As luminárias nos lugares certos são charmosas e fazem com que o ambiente fique mais gostoso. Placas nas paredes dão um charme e contrastam com os móveis.
Hoje se busca equilibrar tudo que está dentro de casa e mais é sempre menos, portanto, cuidado para não exagerar e tornar o seu ambiente pesado e desconfortável.