Inicialmente, os vitrais eram uma arte usada nas representações históricas bíblicas dentro das igrejas góticas. Com o passar do tempo, eles foram introduzidos a outros ambientes como forma de decoração. Mas ainda reside nos vitrais a tradição de contar as cenas bíblicas dentro das igrejas.
A qualidade luminosa dos vitrais corresponderam aos conceitos metafísicos de luz,espiritualidade desenvolvidas pelos teólogos cristãos. (Não há menção, antes do século IV ,da fabricação de janelas com vidros coloridos; tampouco este tipo de construção foi desenvolvida durante o Renascimento, que preferiu o vidro incolor).
Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico. Sobre esse aspecto, ainda vale ressaltar que os vitrais permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.
"Quando pisar em um lugar sagrado, os olhos procuram a luz.
Se tivermos sorte, a luz brilhará através de uma janela de vitral, adicionando iluminação e beleza ao mesmo tempo,VITRAIS contam histórias, educam e inspiram."