domingo, abril 10, 2016

Poltronas Le Corbusier

Charles-Edouard Jeanneret-Gris Le Corbusier nasceu na Suíça em 6 de outubro de 1887. Em 1917, se mudou para Paris e assumiu o pseudônimo de Le Corbusier. A sua arquitetura era construída principalmente com aço e concreto armado e trabalhada com formas geométricas elementares.
A pintura de Le Corbusier enfatizou formas e estruturas claras, o que correspondia à sua arquitetura.

Poltrona LC2 de Le Corbusier é o maior ícone de seu trabalho. A mais famosa poltrona do Século XX foi apresentada pela primeira vez no Salon d’automme em Paris, em 1929. Mas tomou suas formas atuais em 1959, quando foi reintroduzida através do trabalho de Heidi Weber.
Poltrona LC2 de Le Corbusier é o maior ícone de seu trabalho. A mais famosa poltrona do Século XX foi apresentada pela primeira vez no Salon d’automme em Paris, em 1929. Mas tomou suas formas atuais em 1959, quando foi reintroduzida através do trabalho de Heidi Weber.
A mais famosa de suas criações é a Chaise Longue LC4, apresentada no Salalon d’Automne em Paris, em 1929. Outra obra bastante conhecida é a Cadeira Basculante (1928), com estrutura em tubo de aço cromado, com assento e encosto em pele de bezerro, braços em couro. 
Le Corbusier desenvolveu extensa atividade acadêmica e teórica e publicou muitos artigos sobre seus estudos arquitetônicos. Admirador da arquitetura da Grécia Antiga, estudou usos da razão áurea e da sequência de Fibonacci.
Veio para o Brasil a convite de Lúcio Costa em 1936, para prestar consultoria no projeto do Palácio Gustavo Capanema. Suas ideias tiveram muita sobre a equipe, que além de Lúcio Costa, tinha nomes como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. Ainda associado com Oscar Niemeyer, em 1949, Le Corbusier é escolhido como responsável pelo projeto da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Como urbanista, propôs um novo arranjo urbano que se adequasse à vida moderna. É dele a ideia de criação de bairros-jardim, para as classes mais ricas.
Como arquiteto, propôs a utilização de novos materiais, como o concreto armado.
Le Corbusier morreu em 1978. Foi enterrado no túmulo que projetou para si mesmo.

segunda-feira, abril 04, 2016



Por meio do Feng Shui é possível harmonizar os ambientes para atrair prosperidade, equilibrar as emoções e a mente, melhorar os relacionamentos, abrir caminhos para oportunidades na vida pessoal e profissional. E para isso é preciso ficar de olho na expressão dos itens que compõem a casa e refletir: como estão dispostos os móveis? Quais são as cores dos cômodos? Há imagens, quadros, fotos? E a manutenção, como anda? E a limpeza? Os aparelhos eletrônicos estão funcionando? E a organização?
Um bom exercício é visitar a sua própria casa, como se você entrasse nela pela primeira vez. Entre e comece a refletir e anotar mentalmente ou numa caderneta tudo o que se manifesta como um pedido de ajuda, de mudança. Perceba o que pode e precisa ser mudado, consertado, limpo, organizado, reciclado, doado. Uma simples mudança de um objeto, a colocação de um quadro ou de um tapete, ou o conserto de algo que pode ser útil pode alterar e melhorar significativamente a energia do seu lar