quinta-feira, março 24, 2011

Produtos Ecologicamente Sustentáveis – Diferenças e Benefícios

Móveis ecologicamente sustentáveis estão em alta, mas na hora de escolher com que tipo de madeira será produzido seu móvel, você sabe? Possui alta resistência e estabilidade, proporcionando excelentes acabamentos em móveis, molduras, rodapés, colunas, divisórias, forros, etc.

Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado, etc.



MDP – Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade.

É um painel de madeira industrializada, como o aglomerado, o MDF e o OSB.

Ecologicamente correto, pois não utiliza madeiras da Amazônia ou da Mata Atlântica em sua fabricação, mas sim madeiras de florestas plantadas (pinus e/ou eucalipto), econômica e ecologicamente sustentáveis.

Também pode ter revestimento melamínico em Baixa Pressão (BP), Finish Foil (FF), ou sem revestimento de Lâminas de Madeira, Laminados de Alta Pressão ou Pintura e Impressão.

Um móvel feito de MDP será sempre mais econômico e terá sempre o melhor custo-benefício com qualidade garantida.

Diferença MDP e MDF

A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo, já no MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como Painéis de Madeira de Média Densidade.

Semelhança MDP e MDF


Não são resistentes à água! As fibras de madeira quando absorvem umidade incham e favorecem o aparecimento de fungos que contribuem para a degradação do painel. Por isso, devem ser revestidos adequadamente em todas as faces e bordas, não deixando penetrar água.

A utilização de madeira oriunda de áreas de reflorestamentos manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável é reconhecida por Selos Verdes outorgados por certificados internacionais.