sábado, abril 09, 2011
Vidros
Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea,[1]. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.
Existem vários tipos de vidros serigrafados, laminados, temperados
O vidro serigrafado é produzido através da aplicação de esmalte cerâmico, também conhecido como esmalte vitrificável, sobre a superfície do vidro, que passa então por um tratamento térmico de têmpera ou semi-têmpera. Depois de fundida a mais de 560 graus, a tinta adere à peça, resultando uma impressão com grande resistência a riscos e manchas de gordura. A aplicação de tinta é realizada sobre o vidro incolor, colorido ou impresso.
Utilização
A versatilidade proporcionada pela utilização do vidro serigrafado, associada à variedade de desenhos e cores, o torna uma opção amplamente utilizada em fachadas, na linha branca (fornos elétricos e de microondas), tampos de mesa, box para banheiros, divisórias, dentre outros, possibilitando infinitas combinações em sua criação e aplicação. Diminuição do risco de ferimentos, pois em caso de quebra o vidro fragmenta-se em pequenos pedaços sem pontas, caso tenha sido temperado no processo.
Vantagens
•Esmalte aplicado à superfície do vidro altamente resistente à abrasão.
•Resistência mecânica até 5 vezes maior que a do vidro comum, de mesma espessura, sem beneficiamento.
•Maior resistência à variação térmica.
•Diminuição do risco de ferimentos, pois em caso de quebra o vidro temperado fragmenta-se em pequenos pedaços sem pontas.
Permite a aplicação com bordas livres, sem caixilhos
Vidros Laminados
O vidro laminado é composto por duas ou mais lâminas de vidros, intercaladas por uma película plástica de alta resistência (PVB), resina de poliéster ou EVA, o que confere ao produto as características de melhor controle térmico e acústico. É considerado um vidro de segurança, pois em caso de quebra, os fragmentos ficam "presos", evitando o risco de acidentes graves.
Graças às combinações dos elementos que o compõe, é encontrado em uma gama muito variada de cores, podendo ser utilizado em vários tipos de projetos.
Seu uso é obrigatório em sacadas, fachadas, além de tetos e coberturas de vidro. Com o avanço no desenvolvimento de projetos personalizados por engenheiros e arquitetos, pode ser utilizado em pisos, degraus, visores de piscinas e aquários, conferindo ao projeto características únicas.
Podem ser produzidos com vidros comuns (float), temperados, espelhos, refletivos, impressos ou até mesmo a composição com os vários tipos de vidro descritos.